Quinta da Giesta & Quinta da Fonte do Ouro
A cada dia que passa, a cada ano que passa, a cada campanha que passa, tentamos chegar mais perto ou mesmo tocar no modelo verdadeiro do Dão. Todos os dias tentamos aperfeiçoar técnicas vitivinícolas para tentar criar algo diferente, algo singular, algo que reflicta a verdadeira pureza da Região do Dão. Porquê não tentar colocar em cada garrafa o terroir do Dão? É esse terroir que vai nos distinguir de todos os outros vinhos de Portugal e Estrangeiro. Assim, saberemos que no outro lado do mundo, alguém estará a abrir uma garrafa da Sociedade Agrícola Boas Quintas e certamente reconhecerá a nossa região, uma região de história, a Região do Dão! Poderíamos dizer que não estamos inseridos num clima perfeito, num solo perfeito… Mas compensa ter este pensamento? Aqui, tentamos apenas, com as características que temos (casta, solo, clima), trabalhar o máximo possível, desenvolver ao máximo as técnicas para chegar até si um verdadeiro néctar, um vinho que seja o verdadeiro reflexo do Dão!


10 fevereiro 2010

Gama de Vinhos - Quinta da Fonte do Ouro

Os vinhos “Quinta da Fonte do Ouro” são os topos de gama da Sociedade Agrícola Boas Quintas. Algumas destas marcas são feitas apenas em anos excepcionais, anos em que a qualidade do vinho é a pretendida e máxima. Vinhos com um preço bem ajustado à qualidade apresentada, especial para beber e provar em ocasiões especiais.
Quinta da Fonte do Ouro Tinto 2006
Produzido a partir das castas Trincadeira, Jaen e Rufete. Vinha plantada em solo granítico, ligeiramente ácido e pobre em nutrientes, estando por baixo de um clima mediterrânico, propício à produção de bons vinhos do Dão. Foram produzidas cerca de 10.000 garrafas. Após a fermentação maloláctica este vinho estagiou 6 meses em barricas usadas de carvalho francês – Allier. Cor rubi intensa. Na boca revela uma frescura e um corpo suave e taninos elegantes característicos dos vinhos do Dão. Final de boca muito suave, agradável e muito longo. Ideal para acompanhar bem carnes vermelhas, assados e queijos.

Quinta da Fonte do Ouro Reserva 2007
Lote produzido a partir das castas Touriga Nacional (50%), Jaen, Tinta Roriz e Trincadeira (Tinta Amarela). Vinha plantada em solo granítico, ligeiramente ácido e pobre em nutrientes, estando por baixo de um clima mediterrânico, propício à produção de bons vinhos do Dão. Foram produzidas cerca de 10.700 garrafas. Após a fermentação maloláctica, 50% deste vinho estagiou 9 meses em barricas novas de carvalho francês -Allier e os restantes 50% em inox. Cor rubi de forte intensidade. Frutos vermelhos e chocolate, bem casados com o elegante aroma da madeira. Na boca sente-se o corpo suave dos bons taninos, os frutos silvestres e uma complexidade e persistência notável. Final de boca Muito suave, agradável e muito longo. Acompanha bem caça de pêlo (Veado, Javali, Lebre...), carnes vermelhas, assados e queijos de massa mole fermentada.

Quinta da Fonte do Ouro Touriga Nacional 2006
Monocasta de Touriga Nacional. Vinha plantada em solo granítico, ligeiramente ácido e pobre em nutrientes, estando por baixo de um clima mediterrânico, propício à produção de bons vinhos do Dão. Foram produzidas cerca de 5000 garrafas. A fermentação malo
láctica desenvolveu-se em barricas de carvalho francês – Allier onde estagiou 12 meses. Cor rubi carregada. O aroma é próprio da casta, a groselha madura bem casada com a madeira. Sentem-se os taninos robustos, mas suaves e os frutos silvestres com grande equilíbrio e complexidade. Final de boca muito suave, agradável e muito persistente. Acompanha bem caça de pêlo (Veado, Javali, Lebre...), carnes vermelhas, assados e queijos de massa mole fermentada.