Quinta da Giesta & Quinta da Fonte do Ouro
A cada dia que passa, a cada ano que passa, a cada campanha que passa, tentamos chegar mais perto ou mesmo tocar no modelo verdadeiro do Dão. Todos os dias tentamos aperfeiçoar técnicas vitivinícolas para tentar criar algo diferente, algo singular, algo que reflicta a verdadeira pureza da Região do Dão. Porquê não tentar colocar em cada garrafa o terroir do Dão? É esse terroir que vai nos distinguir de todos os outros vinhos de Portugal e Estrangeiro. Assim, saberemos que no outro lado do mundo, alguém estará a abrir uma garrafa da Sociedade Agrícola Boas Quintas e certamente reconhecerá a nossa região, uma região de história, a Região do Dão! Poderíamos dizer que não estamos inseridos num clima perfeito, num solo perfeito… Mas compensa ter este pensamento? Aqui, tentamos apenas, com as características que temos (casta, solo, clima), trabalhar o máximo possível, desenvolver ao máximo as técnicas para chegar até si um verdadeiro néctar, um vinho que seja o verdadeiro reflexo do Dão!


10 fevereiro 2010

Gama de Vinhos – Quinta da Giesta

A Quinta da Giesta possui três tipos de vinho: Branco, Rosé e Tinto. A Quinta da Giesta é a gama de qualidade média da Sociedade Agrícola Boas Quintas, vinhos com preços mais acessíveis a todos e que conseguem oferecer bons momentos de convívio e prazer ao bebê-lo. Em baixo ficarão algumas das características mais importantes de cada tipo de vinho da Quinta da Giesta:

Quinta da Giesta Branco 2009
Produzido a partir das castas Arinto, Encruzado e Malvasia Fina. Vinha plantada em solo argiloso estando por baixo de um clima mediterrânico, propício à produção de bons vinhos do Dão. Foram produzidas cerca de 10.000 garrafas. Cor amarela esverdeada. Citrino com um toque mineral interessante. Vinho fresco, mineral, fruta verde e amarela, com bom equilíbrio. Tem um final de boca com uma agradável sensação de frescura. Pode ainda fazer a experiência de o guardar cerca de 2 anos na sua garrafeira à temperatura de 17ºC. Acompanhará perfeitamente mariscos, peixes e pratos frios.



Quinta da Giesta Rosé 2009
Monocasta composto apenas por Touriga Nacional. Vinha plantada em solo argiloso estando por baixo de um clima mediterrânico, propício à produção de bons vinhos do Dão. Foram produzidas cerca de 17.300 garrafas. Teor alcoólico muito bem conseguindo, com uns ricos 12,5%. Cor rosada brilhante. Nariz com muitas flores violetas e frutos vermelhos como a framboesa e morangos característicos da casta. Boca fresca, ligeiramente encorpada, marcada pelos frutos vermelhos. Final de boca muito suave e agradável. Bom rosé para acompanhar com pastas, saladas ou comida mediterrânica.

Quinta da Giesta Tinto 2008
Lote composto por Touriga Nacional, Tinta Roriz e Jaen. Vinha plantada em solo argiloso estando por baixo de um clima mediterrânico, propício à produção de bons vinhos do Dão. Foram produzidas cerca de 13.300 garrafas. Cor rubi com espuma fugaz rosada. Aroma acentuado a frutos vermelhos. Vinho de corpo mediano e suave, confirmando a fruta encontrada no aroma e uma agradável sensação de frescura. Final de boca apetecível e suave. Acompanha bem carnes vermelhas ou brancas grelhadas, massas, pratos picantes ou queijos de sabor ligeiro.