Quinta da Giesta & Quinta da Fonte do Ouro
A cada dia que passa, a cada ano que passa, a cada campanha que passa, tentamos chegar mais perto ou mesmo tocar no modelo verdadeiro do Dão. Todos os dias tentamos aperfeiçoar técnicas vitivinícolas para tentar criar algo diferente, algo singular, algo que reflicta a verdadeira pureza da Região do Dão. Porquê não tentar colocar em cada garrafa o terroir do Dão? É esse terroir que vai nos distinguir de todos os outros vinhos de Portugal e Estrangeiro. Assim, saberemos que no outro lado do mundo, alguém estará a abrir uma garrafa da Sociedade Agrícola Boas Quintas e certamente reconhecerá a nossa região, uma região de história, a Região do Dão! Poderíamos dizer que não estamos inseridos num clima perfeito, num solo perfeito… Mas compensa ter este pensamento? Aqui, tentamos apenas, com as características que temos (casta, solo, clima), trabalhar o máximo possível, desenvolver ao máximo as técnicas para chegar até si um verdadeiro néctar, um vinho que seja o verdadeiro reflexo do Dão!


10 fevereiro 2010

História da Sociedade Agrícola Boas Quintas

A Sociedade Agrícola Boas Quintas foi fundada no ano de 1991, um projecto pessoal do enólogo prestigiado em Portugal – Nuno Cancela de Abreu. O principal objectivo da Sociedade Agrícola Boas Quintas é produzir bons “Vinhos de Quinta” na nobre e especial Região Demarcada do Dão.

A filosofia assenta num patamar bastante simples. Baseia-se na produção de vinhos de alta qualidade, com carácter acentuadamente Português. “Acreditamos que as melhores e seleccionadas castas da nossa região de que dispomos, quando bem adaptadas às condições ecológicas (clima, solo e práticas culturais) constituem uma das nossas maiores valias.".

A Sociedade Agrícola Boas Quintas está sediada na Vila de Mortágua, zona com clima especial (húmido) devido à proximidade do rio Mondego, capaz de produzir vinhos singulares de qualquer outra zona. Possui uma pequena adega, paredes meias com a casa da Família Cancela de Abreu, que cobre as caves de estágio, frescas e muito pouco iluminadas.

A qualidade dos vinhos é muito respeitada, isso é comprovado no rigor que impomos quanto à escolha dos vinhos para engarrafamento, nomeadamente na produção dos vinhos da Quinta da Fonte do Ouro Reserva e monovarietal de Touriga Nacional. Este último só é engarrafado em anos verdadeiramente excepcionais para conseguirmos sempre oferecer a todos os que provam os nossos vinhos a melhor qualidade desejada. Para comercializar os vinhos que não atingem o patamar de excelência, mas ainda assim tendo bastante qualidade, criou-se uma segunda marca "Quinta da Giesta - DOC-DÃO", branco, rosé e tinto.